Saturday, February 08, 2014

A recolha

Na segunda metade do séc. XX, perante a avassaladora melhoria nas comunicações e o contacto com muitos e diversos outros meios, povos e culturas, era facilmente previsível que o corpo cultural açoriano em breve desapareceria, se não no todo pelo menos em boa parte, e o que dele permanecesse rapidamente se tornaria irreconhecível pela mistura com os elementos "de fora" de que até então os Açores se encontravam bastante resguardados, pela chamada insularidade.
Nas décadas de cinquenta e sessenta muito esforço foi feito no sentido de acautelar as tradições ainda em uso, por vários folcloristas açorianos que, por amor à cultura da terra natal recolheram, estudaram e publicaram. Três nomes se destacaram nessa actividade: o do Padre José Luís de Fraga, tio de MAE, o de Júlio Andrade e o do Tenente Francisco José Dias, mas houve outros; o professor Artur Santos, do Conservatório de Lisboa,  também trabalhou no arquipélago por essa altura, não por iniciativa própria mas por encomenda de entidades oficiais dos então distritos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo; do seu trabalho foram feitas colecções de discos e distribuídos estes por instituições internacionais de carácter folclórico. Acabaria por abranger apenas três ilhas: Santa Maria, S. Miguel e Terceira, num trabalho que com toda a sua importância, é antológico, e isto talvez devido à abundância do material ainda existente na época!
Convencida da necessidade de, além de divulgar as recolhas já existentes e de poucos conhecidas, recolher mais, foi possível  a MAE efectuar algumas recolhas por várias das ilhas dos Açores, lutando porém e sempre com as limitações do aspecto financeiro, dado que sempre correram por sua conta todas as despesas envolvidas.
As recolhas efectuadas por MAE encontram-se sob a forma de algumas dezenas de áudio cassettes com música gravada, que incluem temas das ilhas das Flores, de S. Jorge, de S. Miguel e de Santa Maria. Nunca foi possível à folclorista efectuar trabalho de campo nas ilhas do Corvo, Pico, Terceira, Graciosa e Faial, muito embora esteja na posse de recolhas efectuadas nessas ilhas por outros pesquisadores e que lhe foram enviadas.
Uma recolha tão exaustiva quanto possível, que abrangesse todas as ilhas do arquipélago e que aliasse, preferencialmente, a colheita do som à das imagens em vídeo, pelo esforço tanto financeiro que seria necessário como também em termos de tempo disponível, acabou por não ser feita.
Algumas fotos, obtidas aquando de campanhas de recolha na ilha de Santa Maria:
 Sr. Manuel de Chaves Figueiredo (Manuel Ramalho), tocador de concertina (Feteiras de Cima, S. Pedro)
     Srs. Manuel da Costa (Fonte do Jordão) e António Soares (Calheta)
Sr. Manuel Baptista (Maia)
Foliões (de Santo Espírito) cantando falsetes. Império da Mãe de Deus, Agosto de 1099
 

No mesmo Império: o "briador", com o seu traje típico.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home