Friday, February 07, 2014

E em Angra do Heroísmo...

...a partir de 1987 (inclusive) foi, por várias vezes, MAE convidada a leccionar assuntos ligados ao folclore açoriano em cursos promovidos pela Direcção Regional das Comunidades, na pessoa do seu responsável de então, Prof. Duarte Mendes, outra das individualidades que muito reconheceu o seu trabalho como folclorista (e igualmente como intérprete, sendo a seu convite que se deram também as apresentações de MAE aos Estados Unidos e Canadá; uma deslocação ao Brasil, várias vezes prevista, acabou por nunca ser possível.)
Curso de Animadores Culturais na Área do Folclore, edição de Agosto de 1989, Angra do Heroísmo. MAE apresenta a sua aula intitulada "Instrumentos musicais tradicionais dos Açores" aos alunos inscritos, entre os quais se encontravam, por vezes, nomes conhecidos dos estudos folclóricos; desta vez, e nas fotos, o Maestro Hélio Teixeira da Rosa, musicólogo de Santa Catarina, Brasil, e o célebre folclorista e cantor Paixão Côrtes, do Rio Grande do Sul.
Nesta foto, MAE exemplifica (usando, desta vez uma viola terceirense de 15 cordas para o acompanhamento) alguns temas folclóricos aos seus dois famosos alunos brasileiros: da esquerda para a direita, Paixão Côrtes e maestro Hélio Rosa.
O professor Duarte Mendes oferecendo uma lembrança a MAE, no encerramento  de um dos cursos com que colaborou.
Gentilmente a Direcção Regional das Comunidades proporcionava também, aos intervenientes nestes cursos belos passeios, numa interessante divulgação turística, dado que muitos dos alunos e monitores não residiam localmente nem conheciam sequer o arquipélago. Na foto, MAE em passeio pela ilha com seu filho Augusto, seu "companheiro de viagem" no curso realizado em Agosto de 1987:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home