Thursday, February 06, 2014

Aulas de folclore...açoriano

Apesar da sua actividade como pesquisadora e folclorista nunca ter sido tão conhecida como a da interpretação vocal das peças folclóricas, talvez por se tratar de alguém que publicou e publica raramente - e, certamente, por ser a pesquisa tarefa bastante menos visível do que a actuação em palco - mesmo assim MAE foi por diversas vezes convidada para dar cursos, ou colaborar com cursos em que o folclore açoriano fosse importante como disciplina, que foram abundantes sobretudo na década de oitenta do século passado, usufruindo de subsídios da então CEE.
Com as aulas leccionadas MAE pôde transmitir, a grupos por vezes bastante grandes de alunos, tanto locais como da diáspora, por exemplo, a sua visão do folclore musical açoriano, e da forma como deve em seu entender ser estudado, ou seja comparativamente - não só entre ilhas, como também entre ilhas e continente português, Europa e Américas.
Outra importante consequência foi a transmissão aos jovens da necessidade de serem levadas a efeitos mais recolhas, tendo sido conseguido, por vezes, pôr grupos de alunos a fazer trabalho de campo.
No encerramento de um Curso promovido pela Caritas, em Vila Franca do Campo, MAE canta com as suas alunas algumas das cantigas estudadas. Por vezes, de alguns destes cursos foi possível (e em todos tentado) criar pequenos Grupos de Cantares, constituídos pelas alunas ou alunos mais interessados pelos cantos folclóricos. Deste curso saiu, nomeadamente, o grupo que se vê na foto seguinte, a actuar, depois de uma palestra proferida por MAE, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, em Junho de 1988:

Este simpático grupo viria a ter duração efémera, embora vários dos seus membros se tenham integrado noutros conjuntos e continuado a cantar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home